Passeios e Excursões




Caminhadas, piqueniques na natureza, visitas à região, passeios pedagógicos fazem parte do ano, integrando com alegria a comunidade escolar – alunos, professores, pais, familiares e amigos.

Acampamento de Micael

Passeio pedagógico do 2o ano do Ensino Fundamental:


AS AVENTURAS DA GOTINHA D´ÁGUA

Pertinho de nossas casas, no Litoral Norte, há um lugar encantado:
a Floresta da Sapiranga...
    Ali, há muitas espécies de plantas nativas, e também  muitos animais, como o bicho preguiça. A Reserva da Sapiranga tem este nome porque ali há possui um rio chamado Rio Sapiranga, que na língua tupi guarani quer dizer "olho vermelho" (Sa = Olho /Piranga = Vermelho). É que o rio possui suas águas avermelhadas! (tem muito ferro).  
     A professora Rosana está estudando com as crianças uma linda história: “As Aventuras da Gotinha d´Água”. Esse estudo faz parte do currículo do 2º ano na Escola Waldorf. Mas essa história traz muito mais! Ela conta não só o ciclo da água, mas, através das aventuras de uma gotinha curiosa, que quer descer das nuvens, e percorrer nascentes, vales, riachos, rios e mares, as crianças aprendem sobre vida, morte e ressurreição... O ciclo da vida! 

 Com imagens ricas e divertidas, buscamos despertar a veneração pela natureza e o sentimento de conexão com os elementos universais.

E para vivenciar a história, toda a turma do 2º ano foi fazer uma visita à floresta. A professora Rosana e a professora Mayumi, acompanhadas de Fábio, pai de Mel do 1º ano – que conhece a floresta muito bem, e que nos ensinou muitas coisas nesse dia! – e toda a turminha do 2º ano colocaram suas roupas para andar nas trilhas e no barco e seguiram viagem!
 E não é que recebemos uma saudação?
MUUUITAS gotinhas d´água...bem em cima de nossas cabeças!

Que chuva!



Além de muita natureza, dá pra imaginar quantos seres encantados existem ali...

   Percorremos trilhas com árvores de grossas raízes, atravessamos rios, viram a água brotar da terra, bebemos água fresquinha da fonte, percebemos como o filete de água foi encorpando até chegar ao rio...

     E como esse rio cresce! Para depois seguir para o mar!
      E lá estávamos nós, para ver de pertinho 
o encontro do rio com o mar!
...E sempre atentos à direção!
Com tantas aventuras, uma parada para o lanche é mais do que necessária!...

 
Também tivemos tempo de conhecer a biblioteca da Sede...





GRATIDÃO POR ESSA MANHÃ TÃO RICA...

E   MOLHADA!!!!

Agradecimentos:
A Bahia Adventure Ecoturismo, que prontamente se dispôs a contribuir
com o transporte terrestre e fluvial, com muita gentileza; 





Aos pais,
que conduziram as crianças até a sede da Sapiranga;
A Fábio Lima que também fez as fotos...





















Um comentário:

  1. Uhuuu! Demais!! Vamos repetir a dose Verinha!? A classe da Jequitibá vai se amarrar nessa idéia! Parabéns Escola Casa da Mata! Você fazem o sonho acontecer!

    ResponderExcluir